4.20.2010

A guerra virtual das redes sociais

Potencial comercial do Twitter e crescimento de Facebook e Formspring colocam Orkut em alerta

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ibope Nielsen mostra que o Orkut continua firme na preferência dos internautas brasileiros, com 26,9 milhões de usuários. No entanto, o potencial do Twitter, que já ocupa a segunda posição e se apresenta mais vantajoso para as empresas, devido à rápida capacidade de difusão de mensagens e a interação instantânea, já é uma ameaça ao filho da gigante da internet. Se não bastasse, o Facebook e a rede de perguntas e respostas Formspring têm ganhado cada vez mais espaço.

Pelo formato, o Orkut exige das agências um planejamento mais elaborado do marketing, para que uma campanha renda, de fato, resultados relevante. Já no Twitter, o contato é mais direto e dá resultado por um caminho mais simples. Talvez, por isso, a rede esteja crescendo tanto e mantenha a perspectiva de crescer ainda mais. Há algumas semanas, a empresa responsável pelo site anunciou que criará um sistema de twitts publicitários, o que, caso dê certo, pode abrir concorrência com a rede social do Google.

Além do Twitter, que cresce num ritmo frenético, o Orkut ainda está tendo de disputar as atenções do internauta brasileiro com outras duas novidades que vêm crescendo. A primeira é o Facebook, a maior rede social do mundo e que começa a ganhar espaço no Brasil, sendo já a terceira no ranking do Ibope Nielsen. Em quarto lugar, aparece o Formspring, site de perguntas e respostas que chamou a atenção de empresas e gestores públicos pelo potencial para ser uma espécie de ouvidoria interativa. O governo de São Paulo, por exemplo, já aderiu. Veja no link: http://www.formspring.me/governosp.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ldois Comunicação"

Rua Ernani Braga, 151, Madalena, Recife - PE

Fone: (81) 4141.3284 9916.7359

contato@ldoisconsultoria.com