3.02.2010

50 dicas para montar (ou turbinar) o seu site [parte 5]

Saiba como criar, organizar, administrar e divulgar a sua marca virtualmente – além de atrair clientes e vender mais pela internet.

Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca, estreita o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders e impulsiona as vendas. Com a cultura empresarial cada vez mais interativa, estar bem posicionado na internet e saber utilizar as redes sociais torna-se a cada dia mais importante. Pequenas Empresas & Grandes Negócios reuniu 50 dicas para você desenvolver o site dos seus sonhos.

41>>>BRINQUE COM VÁRIOS DOMÍNIOS

Uma boa alternativa para impulsionar os acessos do seu site é a criação de páginas com funções específicas. Além do site institucional, a empresa pode brincar com páginas promocionais, com novos domínios. "Trata-se de uma ferramenta de marketing muito empregada pelas grandes empresas, mas que pode ser usada também pelas pequenas e médias", conta Erica Saito, gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign no Brasil, operadora dos registros para domínios .com e .net mundialmente. Hoje, o preço do registro de um domínio varia de R$ 5 a R$ 20.

42>>>DÊ UMA TWITTADA

No início de junho, a construtora e incorporadora Tecnisa vendeu um apartamento na zona oeste de São Paulo por R$ 500 mil. O que era para ser apenas mais um negócio fechado virou notícia no Brasil inteiro: é que a Tecnisa fez a transação pelo Twitter, rede social para microblogging. O comprador, um gerente de tecnologia de uma empresa não identificada, seguia a empresa pelo site desde janeiro e aproveitou uma promoção que também oferecia R$ 2 mil em vale-compras, além de armários planejados para os quartos e a cozinha. "É importante linkar as pessoas seguidoras no Twitter para o blog ou site da empresa", afirma Pablo Caldas, da Full Haus.

43>>>COMPRE LINKS PATROCINADOS

A Rezende Souza, empresa de gerenciamento de consórcios fundada em 1999, utilizou até 2005 duas formas para divulgar e vender cotas de consórcio: por meio do site e pelas concessionárias. A partir de então, toda a divulgação passou a ser feita na internet, com os links patrocinados do Google. Segundo Regina Rezende, sócia da empresa, enquanto nas concessionárias a venda média ficava em 30 cotas por mês, hoje, com a ajuda do Google, a média é de 250 cotas mensais. Os custos variam e dificilmente ultrapassam R$ 10 por clique.

44>>>REPITA AS PALAVRAS QUE INTERESSAM

Para aparecer entre os primeiros resultados da busca orgânica do Google, a escolha das palavras dos textos é fundamental. No caso de Roberto Karam, sócio da La Passione Doces, repetir as palavras "doce" e "casamento" foi fundamental para figurar bem no site de busca. Apesar de ser tentadora a oportunidade de aparecer entre os primeiros, a qualidade do texto não deve ser deixada em segundo plano. "É preciso buscar uma forma de repetir as palavras sem afetar a qualidade do texto", alerta Alexandre Nucci Soncini, da agência WX7

45>>>TENHA ESTRUTURA

Regina e Rubens Rezende são sócios da Rezende Santos, empresa de representação de consórcios. Cada uma das fabricantes de automóveis que eles representam exige um site específico para a marca. Além disso, a empresa também tem sites para vender linhas de bancos e casas. No total, a dupla gerencia seis sites. Os dois com maior demanda ficam com Rubens e os outros quatro com Regina. Prestes a fechar contrato com mais uma indústria automotiva, o casal se prepara para contratar uma pessoa que deverá administrar o sétimo site, já que não será possível acumular mais uma função. "Os sites precisam ser profissionais. Qualquer traço de amadorismo afasta os consumidores", alerta Regina.

46>>>ESTABELEÇA UMA PLATAFORMA DE VENDA

Para ter um bom site de vendas, a empresa pode optar por criar ou alugar uma plataforma. O site da loja virtual Calumax, por exemplo, optou inicialmente pelo aluguel. Como o preço varia de acordo com o número de ofertas na loja e page views, a empresa - que atualmente possui 300 opções de produtos e paga cerca de R$ 1 mil por mês - decidiu desenvolver sua própria plataforma este ano. "Vai ser um investimento a longo prazo", diz Lucas Dorador, gerente comercial da Calumax, que vai gastar cerca de R$ 10 mil no projeto. No entanto, dependendo do tamanho e dos recursos utilizados, a plataforma pode sair por até R$ 70 mil.

47>>>DIVIDA O SITE EM TRÊS MÁQUINAS

Se o seu objetivo é ter um site de vendas, o indicado é ter três máquinas para hospedar a sua página, segundo Adriano Filadoro, consultor de tecnologia de informação especializado em segurança e diretor da Online Brasil. Uma delas será utilizada como banco de dados, para gravar as informações; a segunda será utilizada para rodar o programa de e-commerce; e a terceira ficará com o servidor das páginas. "Dividir a aplicação em camadas é a melhor forma de ampliar a segurança do seu site", diz Filadoro.

48>>>ADOTE O PADRÃO W3C

Na hora de escolher uma agência para desenvolver seu site, certifique-se de que a empresa trabalha com código validado pelo órgão internacional W3C, que regulamenta e padroniza os códigos. Assim, seu site funcionará em todos os navegadores disponíveis. Caso a empresa desenvolva o site com códigos "sujos", a navegabilidade pode ser comprometida em determinados browsers.

49>>>ATUALIZE O SISTEMA

De acordo com o consultor Adriano Filadoro, é muito importante trabalhar sempre com as últimas versões dos sistemas operacionais e dos aplicativos. Uma hora fora do ar pode representar diversos clientes a menos. "Hoje em dia, todo mundo procura as empresas pelo Google. Se o consumidor tentar acessar um link e estiver fora do ar, automaticamente ele clica no de baixo e nunca mais volta", alerta Filadoro.

50>>>CONTRATE UM BOM FIREWALL

Para melhorar a segurança do seu site, é indispensável ter um bom sistema de firewall, segundo o consultor Adriano Filadoro. Bons sistemas custam de R$ 1 mil a R$ 100 mil anualmente e necessitam de atualizações diárias. "Ter um bom firewall é como ter um guarda na porta do site", compara Filadoro.

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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