Saiba como criar, organizar, administrar e divulgar a sua marca virtualmente – além de atrair clientes e vender mais pela internet.
11>>> TOME CUIDADO COM AS CORES
O visual do site pode ser decisivo para o sucesso na rede. "Cores muito fortes irritam as pessoas e cores pastel acabam relaxando demais o usuário. O ideal é ter um meio termo", diz Soncini, da agência especializada WX7. Segundo ele, a mescla de tons é importante para não mexer no emocional dos consumidores. "Cores muito escuras, por exemplo, deixam os usuários nervosos e fazem com que eles queiram sair rápido do site", afirma Darcy Barbará Filho, sócio da desenvolvedora de sites WT11. Nos textos, é importante ter contraste. "Nada de site vermelho com letras cor-de-rosa", recomenda Barbará. Uma boa saída é combinar cinza, branco e azul, ou então usar tom sobre tom. "Um laranja mais escuro com um laranja mais claro funciona bem", diz.
12>>> NÃO UTILIZE JARGÕES
Esqueça siglas e termos específicos da área de atuação da sua empresa. Os consumidores não estão acostumados com a terminologia peculiar a um setor. "Isso dificulta a compreensão e acaba restringindo o público", diz Juliana Constantino, da agência Click. O ideal é explicar os conceitos e os serviços do site em linguagem simples, acessível a leigos e especialistas.
13>>>ESCREVA CORRETAMENTE
Nada de "assúcar", "caza" ou "os produto são". Erros gramaticais são capazes de limar a credibilidade de um site. Se o objetivo da página for vender algum produto ou serviço, as chances de concluir o negócio diminuem consideravelmente quando há erros ortográficos, segundo Alexandre Nucci Soncini, diretor da WX7. "Não precisa e nem deve ser um português erudito, mas não pode haver erros. As pessoas ficam receosas em comprar", afirma.
14>>> EVITE MENSAGENS DE FÉ
"Louvado seja Deus", "Jesus Cristo é o senhor", "Deus é amor." Tudo isso pode ser muito importante para você, mas não para os seus clientes. Manifestações de fé costumam restringir o público do site. "Esse é um erro muito comum. Os empresários precisam ter em mente que o site é para os clientes, não para a empresa", afirma Barbará Filho, sócio da desenvolvedora de sites WT11.
15>>>BOLE TEXTOS CURTOS
Não deixe aflorar o José Saramago que existe dentro de você. Parágrafos curtos e diretos são ideais para a internet. "O texto deve ter, no máximo, 30 linhas", diz Alexandre Nucci Soncini, da agência WX7. Além disso, o interesse dos consumidores precisa sempre ser contemplado.
16>>>FUJA DAS MÚSICAS DE FUNDO
Gosto musical varia de pessoa para pessoa. Portanto, em vez de arriscar, é melhor deixar de fora aquela música tão importante para você. Ninguém gosta de abrir um site e ser obrigado a ouvir uma música pré-escolhida. "Isso pode repelir os usuários", afirma Darcy Barbará Filho, sócio da WT11. Exceções são válidas para empresas que trabalham com música e instrumentos.
17>>> DOSE AS ANIMAÇÕES E O FLASH
Você viu o site daquela multinacional cheio de recursos de animação e quer fazer igual? Cuidado, pode ser perigoso. Esse expediente é indicado para sites totalmente institucionais (e, mesmo assim, com cautela). "É preciso ter uma dosagem para não ridicularizar e infantilizar a imagem da empresa", diz Darcy Barbará Filho, da WT11. Sites desenvolvidos em flash podem ser uma ótima alternativa para quem trabalha com produtos de apelo visual, segundo Pedro Caldas, sócio-diretor da Full Haus. No entanto, se a sua ideia é ter um site para vendas ou com poucos recursos, o flash deve ser evitado. "Pode ficar pesado em alguns computadores", alerta.
18>>>COLOQUE FOTOS DE PESSOAS
"Ao longo do tempo, percebi que a foto de uma pessoa ajuda a ampliar o número de acessos de um site", conta Regina Rezende, da representante de consórcios Rezende Santos, que trabalha com sites desde 1999. "Quando passamos a utilizar fotos de pessoas no nosso layout, o número de e-mails de interessados subiu muito. Acho que é porque a página fica menos fria", diz.
19>>>INVISTA NA QUALIDADE
Qualquer traço de amadorismo pode comprometer a imagem da sua empresa. Se você vai expor produtos na rede, é fundamental ter fotos feitas por profissionais. Roberto Karam, sócio da La Passione Doces, pagou entre R$ 200 e R$ 300 por foto exibida em seu site. "Por estarmos no ramo de alimentação, não poderia ser de outra forma. Precisamos despertar o desejo nos consumidores", diz Karam.
20>>>MOSTRE-SE COM CAUTELA
Transparência é uma característica muito valorizada pelos consumidores. Mas cuidado para não dar um tiro no próprio pé. Barbará Filho, da WT11, conta que, certa vez, um cliente orgulhoso de seu processo de produção postou no site fotos dos funcionários nas linhas de montagem. No entanto, eles estavam sem equipamentos de proteção, o que rendeu uma multa ao empresário.
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
3.02.2010
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