3.11.2010

Todo mundo faz propaganda

Campanha conjunta da Aba e Abap rebate críticas normalmente feitas à publicidade

"Não acredito que propaganda funciona. Você acha que alguém vai comprar isso porque dizem que é bacana?", duvida um rapaz em conversa com o amigo no sofá da sala, diante da TV, antes de atender uma ligação de alguém que deseja comprar o seu carro e disparar ao telefone: "A pintura está perfeita! Tem banco de couro, teto solar, completinho. O carro está maravilhoso! Carro de madame!".

A solução simples e certeira encontrada pela AlmapBBDO para passar a mensagem "Quem quer vender, faz propaganda" é um dos pontos altos da segunda fase da campanha "Propaganda faz diferença", assinada conjuntamente pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) - veja o filme aqui.

"A propaganda faz parte da natureza humana. Negar isso não é inteligente. Todo crítico da propaganda faz propaganda em algum momento da vida", sustenta Marcelo Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO.

Na mesma linha segue outro filme que mostra dois executivos a caminho da reunião anual que definirá o investimento em propaganda para o próximo ano. O chefe não hesita em pedir para que a verba seja cortada: "A gente não vai vender mais por causa de propaganda. É jogar dinheiro fora!". Entretanto, quando questionado pela secretária sobre um anúncio da sua casa de praia, ele pede que seja publicado em todos os jornais, com foto, e também na internet (veja aqui).

"O briefing da Aba e da Abap nos fez pensar no valor daquilo que produzimos todos os dias, na importância do que fazemos para a economia, a sociedade e o desenvolvimento do Brasil", conta Serpa. Ele acrescenta que a intenção é defender a atividade para público geral e também para segmentos específicos da sociedade - como o caso do comercial sobre executivos de empresas anunciantes.

Há ainda um terceiro filme novo, no qual imagens de publicidade de automóveis usadas em comerciais veiculados nas últimas décadas mostram a evolução da indústria automobilística até os dias atuais (veja aqui). "Com esse filme queremos mostrar que a propaganda incentiva a concorrências entre as marcas, incitando o desenvolvimento de novas tecnologias e de produtos mais modernos e baratos. Sem propaganda, viveríamos em um mundo de produtos parados no tempo", opina Serpa.

"Esta campanha é a face mais visível do trabalho de união da Aba e da Abap em torno de uma agenda positiva. Depois de vinte anos discutindo formatos de negociação e remuneração, paramos um pouco de tratar de conflitos e passamos a conversar sobre interesses comuns, pela defesa da indústria da comunicação", ressalta Dalton Pastore, presidente do Conselho Superior da Abap. "Houve uma migração da nossa atenção do conceito de custo para o de valor. Como o investimento em propaganda costuma ser o segundo ou terceiro mais importante no orçamento das grandes empresas, é preciso tratá-la como ferramenta de negócios. E esta é a primeira vez na história que Aba e Abap trabalham juntas em uma campanha", complementa Luiz Carlos Dutra, presidente do Conselho Superior da Aba.

A nova faze da campanha "Propaganda. Faz diferença" conta ainda com anúncios, spots para rádio e peças de mídia exterior e digital. A veiculação na mídia depende da adesão voluntária dos veículos. Da mesma forma, todos os envolvidos no desenvolvimento das pelas trabalharam voluntariamente. Além da criação da AlmapBBDO, a campanha conta com produção da Cine e da Tesis.

Fonte: M&M Online
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*grifos nossos.

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