2.05.2010

Ao seis anos, Facebook muda a cara da internet

Com 222 milhões de visitantes únicos, a rede social, que completa aniversário nesta quinta-feira, 4, tem se beneficiado de uma transformação dos costumes das pessoas na internet Facebook completa seis anos com o título de maior rede social do planeta .

Nesta quinta-feira, 4, a rede social Facebook completa seis anos de atividades. Em 2004, o site se chamava "Thefacebook" e estava no domínio thefacebook.com. Participavam dela poucos estudantes da Universidade de Harvard, incluindo o fundador Mark Zuckerberg e seus colegas Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Savarin. Quem dominava o mercado era o MySpace, que ficou para trás e hoje tem um perfil mais voltado para o nicho musical.

Hoje, segundo dado mais recente da ComScore, o Facebook é o sétimo site mais visitado do mundo, com 222 milhões de visitantes únicos no mês de dezembro, uma alta de 127% em relação ao ano anterior, o que o coloca como rede social mais popular do mundo. No ranking geral, só perde para Google (com 778 milhões de visitantes), sites da Microsoft (648 mi), sites do Yahoo (563 mi), AOL LLC (273 mi), Wikimedia (272 mi) e eBay (240 mi).

Esse número reflete o fato de que o Facebook se tornou um fenômeno popular que ajudou a mudar o comportamento das pessoas na internet, especialmente dentre os jovens, embora pesquisas tenham indicado que a rede tem "envelhecido", com média de idade de usuários crescendo a cada ano.

Mas independentemente da idade de quem usa o site, o que de fato tem ocorrido ao mesmo tempo em que o Facebook multiplica a quantidade de usuários, é uma mudança na relação das pessoas com a internet. Elas saíram dos blogs para adotar de vez as redes sociais.

Um estudo da Pew Internet mostrou que somente 14% dos jovens norte-americanos possuem um blog, cerca de metade do que havia em 2009. Apenas 52% fazem comentários em blogs, contra 76% do estudo anterior. Já as redes sociais atraem 73% dos adolescentes, contra 55% em 2006. O Twitter, por sua vez, é acessado por somente 8% das pessoas entre 12 e 17 anos.

Além de espaço para conversar com amigos, o Facebook tem se tornado ainda uma plataforma para as pessoas se manterem informadas. Segundo a Hitwise, ele já é a quarta fonte para se localizar notícias em sites, atrás de Google, Yahoo e MSN, o que pode causar profundas mudanças na maneira como que pessoas se relacionam com as notícias, já que as redes sociais passam a ter um papel fundamental nessa relação. A grande pergunta agora parece ser: o que mais o Facebook vai fazer?

Fonte: M&M Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ldois Comunicação"

Rua Ernani Braga, 151, Madalena, Recife - PE

Fone: (81) 4141.3284 9916.7359

contato@ldoisconsultoria.com