2.18.2010

Todos contra Steve Jobs?

No Mobile World Congress, 24 operadoras anunciam projeto de desenvolvimento de aplicativos, uma resposta ao modelo da Apple App Store

Por Leo Xavier (*)

Todo mês de fevereiro é temporada de mobilidade em Barcelona, cidade que sedia pela quinta vez o Mobile World Congress, principal feira do setor no mundo, que começou na segunda-feira 15 e se encerra nesta quinta-feira, 18. Como sempre, estão presentes ao evento as principais operadoras de telefonia, fabricantes de aparelhos, provedores de soluções tecnológicas e toda sorte de empresas ligadas ao mercado móvel.

Dentre os diversos anúncios, um chamou especial atenção: 24 operadoras se uniram para criar uma plataforma internacional aberta de desenvolvimento de aplicativos, movimento que eles chamaram de Wholesale Applications Community. É uma clara resposta (bem tardia, diga-se de passagem) ao modelo revolucionário criado pela Apple há quase dois anos.

Os números da Apple App Store são impressionantes com seus bilhões de downloads de aplicativos e milhares de desenvolvedores espalhados por todo mundo. É em busca desse modelo que correm agora as operadoras. No entanto, a fórmula de sucesso (ou de encanto) da Apple está apoiada em três pontos muito simples e, ao mesmo tempo, extremamente complexos de serem batidos: um único device, estímulo à cadeia de desenvolvedores e fácil acesso do usuário final.

Para a associação de operadoras, os desafios são enormes. Para começar, trata-se da união de operadoras até então concorrentes, que terão de adotar um padrão tecnológico mínimo. O desenvolvimento para diversos e diferentes aparelhos é uma grande barreira para amealhar uma multidão de desenvolvedores. Por fim, ainda não se criou uma interface (web e mobile) tão simples como a loja de aplicativos da Apple.

Contudo, esse é um sinal cristalino de que as operadoras veem nos aplicativos um mercado explosivo nos próximos anos, tornando-se provavelmente a principal linha de receita vinda dos famosos SVAs (Seviços de Valor Adicionado - ou tudo o que não é voz).

Para agências e anunciantes, prenuncia-se uma era com consumidores mais habituados a baixar aplicativos. Afinal, haverá um caminho mais facilitado para desenvolvimento e distribuição. Com isso, abre-se espaço para uma experiência de marca muito mais profundo no ambiente mobile, indo muito além de outras tecnologias hoje correntes, como SMS, Bluetooth ou até mesmo internet móvel.

Por fim, para dar maior graça ao anúncio anti-Apple, a GSMA (associação que organiza o evento) decidiu premiar Steve Jobs como "Mobile Personality of The Year". Curiosamente, o prêmio de melhor aparelho foi para o HTC Hero (e não para o iPhone!), que roda o sistema operacional Android do Google, o mais novo arqui-rival da Apple.Pois é, o mundo da mobilidade não está nada fácil de entender.

(*) Leo Xavier é diretor geral da PontoMobi e está acompanhando in loco o Mobile World Congress, sobre o qual escreve, como colaboração, para a nossa fonte o M&M Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ldois Comunicação"

Rua Ernani Braga, 151, Madalena, Recife - PE

Fone: (81) 4141.3284 9916.7359

contato@ldoisconsultoria.com