2.26.2010

Redes sociais fisgam políticos

Ferramentas que permitem contato direto com os eleitores já são usadas e vão turbinar campanhas como ocorreu nos EUA

Depois de impulsionarem a vitória de Barack Obama à Casa Branca em 2008 e se tornarem febre na web, os sites de relacionamento irão turbinar as eleições no Brasil. Amparados pela flexibilização no uso da internet nas campanhas, sete em cada 10 parlamentares gaúchos apostam nas redes sociais para multiplicar votos em outubro.

Levantamento realizado por ZH com a bancada gaúcha no Congresso e com os 55 deputados estaduais revelou que apenas 30% dos parlamentares ainda não estão conectados a pelo menos uma das três redes de relacionamento mais populares do país: Twitter, Orkut e Facebook. Quatro dos 89 gaúchos com mandato legislativo podem ser considerados os campeões das redes sociais: os deputados federais Luciana Genro (PSOL), Manuela D’Ávila (PC do B) e Paulo Pimenta (PT) e o deputado estadual Mano Changes (PP). O quarteto cibernético montou uma sólida rede que soma milhares de seguidores. Não satisfeito com seus sete perfis lotados no Orkut, Pimenta ainda criou perfis temáticos no site social mais popular do país.

O boom do Twitter no Brasil, verificado desde o segundo semestre de 2009, faz com que até os parlamentares resistentes às ferramentas virtuais admitam que dificilmente conseguirão ficar de fora.

– Acredito que as redes sociais terão uma grande influência na eleição, mas demandam uma disponibilidade de tempo enorme. Mas é certo que, em breve, vou ter de utilizar esses sites – assinala o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB).

Líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), entrou no Twitter – microblog que permite relatos em até 140 caracteres – estimulado pelo sucesso que quase uma dezena de perfis falsos seus faziam na rede. A exemplo do âncora do Jornal Nacional William Bonner, que passou a chamar a atenção dos internautas em razão da informalidade de suas mensagens no site, Serra surpreendeu ao revelar um lado menos conhecido do público. Foi por meio do Twitter que o tucano tornou públicas suas crises de insônia, nas quais aproveita para fazer tarefas pessoais, como responder aos seguidores. O sucesso de Serra no Twitter é tão grande que, no final do ano, ele veiculou no Youtube, popular site de compartilhamento de vídeos, uma mensagem exclusiva para seus fãs no microblog:

– Me divirto com as mensagens bem-humoradas que recebo no Twitter, quando me mandam dormir, me chamam de “mano”, ou sugerem a criação da comunidade dos “indormíveis”.

Apesar de andar sempre com um laptop embaixo do braço, a principal adversária do tucano na disputa presidencial, a petista Dilma Rousseff, ainda é uma estranha nos sites como Twitter. Questionada recentemente em evento de tecnologia sobre o motivo de não ter ingressado na rede, a chefe da Casa Civil brincou:

– Agora eu vou o mais rápido possível ter o meu (Twitter). Tenho visto que o Padilha (ministro das Relações Institucionais) consegue ficar tuitando embaixo da mesa, então, talvez eu consiga também dar uma tuitada.

Apesar da pouca intimidade da candidata com a web, os estrategistas de Dilma preparam um arsenal de conteúdos em diferentes plataformas. Em 2009, os petistas chegaram a trazer duas vezes ao Brasil o guru da campanha de Obama, o marqueteiro americano Ben Self. Segundo o ex-tesoureiro nacional do PT Paulo Ferreira, que participou das negociações com a equipe de Self, os americanos se limitarão a prestar consultoria.

Com cerca de um minuto na TV, a pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva (AC), aposta nas redes para ampliar sua visibilidade. A estratégia é usar a internet para engajar os militantes. Outro presidenciável, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ingressou há pouco no Twitter. Ciro, que segundo assessores é aficionado por tecnologia, não costuma postar com frequência porque faz questão de abastecer pessoalmente o microblog.

Fonte: ZeroHora

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