2.02.2010

Justiça // Curso ensina juízes a lidar com a mídia

Imagine que, para lidar com a imprensa durante as eleições municipais em 2008, o juiz Paulo Torres Pereira da Silva precisou tomar diariamente comprimidos de cloridrato de propanalol. Somente dessa forma controlava o nervosismo diante dos jornalistas. Paulo Torres confessou o segredo ontem durante a visita aos Diários Associados em Pernambuco. Ele e outros 11 magistrados participaram, neste fim de semana, do 1º curso de Media Training Avançado para juízes, promovido pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (Esmape). A iniciativa faz parte do Programa de Aperfeiçoamento de Juízes no estado.

Depois do treinamento com a empresa de comunicação social Oficina da Palavra, de Brasília, os juízes conheceram as redações do Diario, TV Clube, Aqui PE, Rádio Clube e o parque gráfico dos Diários Associados. Os juízes confessaram ter uma certa cautela para falar com a imprensa, mas disseram que, após o curso, estão mais preparados. "Antes, me sentia diante da personagem comunicóloga de Jô Soares. Agora estou mais tranquilo", disse Paulo Torres. A personagem, da década de 1970, era uma sátira aos estudantes de jornalismo da PUC de São Paulo, onde Jô Soares assumia o papel de uma jovem inconveniente que fazia perguntas atrapalhadas aos entrevistados.

Já o juiz Ailton Alfredo de Souza comentou que o Poder Judiciario precisa ser mais pró-ativo diante da impresa, a exemplo do MPPE, que tem se destacado na mídia com notícias institucionais. Enquanto isso, a juíza Mariana Vargas ressaltou que a realização do curso só foi possível porque os magistrados ficaram dispostos a voltar para a sala de aula. Somente no último triênio, a Esmape promoveu 52 cursos de aperfeiçoamento e especialização.
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ldois Comunicação"

Rua Ernani Braga, 151, Madalena, Recife - PE

Fone: (81) 4141.3284 9916.7359

contato@ldoisconsultoria.com