A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) estão concluindo conversações para a oferta de um curso de pós-graduação em História, em nível de especialização, destinado a jornalistas profissionais. O curso História para Jornalistas terá duração de um ano e meio e a proposta é que seja iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. A criação do curso de pós-graduação em História focado para jornalistas depende apenas, agora, da aprovação do conselho acadêmico e da direção administrativa da Unicap.
Reunião na tarde desta terça-feira (09/02), na Unicap, entre o coordenador do curso de História da Universidade, professor Newton Cabral, o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel, e a assessoria de comunicação da Católica deixou fechada a grade disciplinar elaborada pela instituição de ensino. As aulas ocorrerão por dois dias na semana, no horário das 8h30 às 12h30.
A grade abrange as disciplinas Formação do Brasil: construção de uma identidade; História do Brasil Contemporâneo; História de Pernambuco; História da América: dos processos de independência aos dias atuais; História da Europa: do período pós-guerras à contemporaneidade; História da África; Patrimônio Histórico e Cultural: legislação e desafios atuais; História, Literatura e Cinema; e A História na Ótica dos Jornalistas. E será finalizada com um Seminário de Monografia. Os professores são doutores, mestres e especialistas.
Tudo começou em julho de 2009. Naquela ocasião, o SinjoPE e a Coordenadoria da Pós-Graduação da Unicap iniciaram entendimento para a oferta de cursos de especialização para jornalistas. Uma pesquisa foi, então, elaborada e aplicada em redações de jornais, rásios, TVs e onlines. Ao todo, 179 jornalistas revelaram as demandas atuais da categoria por cursos de pós-graduação na área de especialização.
A tabulação das respostas levou à identificação dos sete cursos mais desejados de pós-graduação em nível de especialização. Segundo a ordem de escolha, foram eles: História (51 votos), Relações Internacionais (32), Ciência Política (29), Jornalismo Cultural (27), Estudos Cinematográficos (24), Comunicação Política (23) e Patrimônio Histórico (17). A alternativa "outros" recebeu 89 votos com variadas sugestões.
Fonte: SinjoPe
Nenhum comentário:
Postar um comentário