12.23.2009

A geração das mães multitarefas

Estudo aponta que as mulheres que têm hoje filhos de até 12 anos conseguem dar conta de diversas atividades sem colocar o esgotamento como principal marca de seu dia; o trabalho sugere que a publicidade deve se adequar a esse perfil, de acordo com pesquisa, mães avaliam a rotina de multitarefas como algo positivo.

Esqueça a figura da mãe esgotada, queixando-se do duro cotidiano. Ao menos é o que aponta um trabalho feito pelo grupo de mídia norte-americano Meredith Corporation, que publica revistas como Parents, American Baby e Fitness e dispõe de 12 emissoras de televisão, entre outras empresas. Divulgado em dezembro, o estudo buscou mulheres que tivessem um filho (ou mais) com idade de até 12 anos. O objetivo era avaliar como elas se sentiam em relação à maternidade e como se viam no cumprimento de tarefas diárias.

As três principais respostas foram "feliz" (80%), "contente" (65%) e "segura" (63%). Em seguida vieram "exausta" (55%) e "preocupada" (47%). Os atributos seguintes foram "organizada" (45%), "poderosa" (38%) e "esgotada fisicamente ou emocionalmente" (32%). "Esta é uma geração de mulheres que cresceu multitarefa", observou Diane Newman, vp da The Parents Network - a empresa que conduziu o estudo e que inclui o site Parents.com - em entrevista ao AdWeek. Ou seja, elas estariam mais habituadas a ter diversas tarefas sob controle, mais do que as mães de gerações passadas.

Em virtude disso, Diane sugere que a publicidade deveria se aproximar mais do perfil das mães de hoje, que têm condições de atender múltiplas demandas sem sofrer tanto. O estudo indica ainda que essas mulheres se sentem orgulhosas da capacidade de dar conta de variadas atividades. Uma das perguntas feitas às mães era o que tinha melhorado depois da maternidade. A resposta mais dada foi a habilidade de ser multitarefa (70%) e de estabelecer prioridades (62%).

Por outro lado, as principais queixas apontadas pelas mães são: falta de atividade física, situação financeira insatisfatória e falta de tempo para se dedicar a elas. Fitness, de fato, é um tema que as preocupa. Se pudessem ter um assistente para ajudá-las, o primeiro profissional que gostariam de ter é alguém da área de serviços de limpeza. Mas em seguida vem o personal trainer. Segundo Diane, os profissionais de marketing do segmento não têm prestado a devida atenção a esse grupo de mulheres. "Eles pensam muito nas solteiras, mas a necessidade aumenta mais entre as que se tornaram mães."

Sobre as finanças, as mães relatam estar mais atentas tanto a seus gastos e investimentos (53%) quanto ao noticiário econômico (51%). Para Diane, essas mulheres vieram de uma era em que se dava menos importância aos custos. Agora, elas estão mais focadas em valores e preços e em viver dentro das possibilidades.

Das mães, 74% estão preocupadas com os gastos para se criar os filhos. E 48% disseram estar preocupadas com o montante de dinheiro gasto com as coisas da família. Nos últimos seis meses, 72% cortaram extras que gastariam consigo, 62% diminuiram a aquisição de roupas para elas e 66% reduziram refeições fora com a família. Apesar disso, apenas 18% reportaram que a vida dos filhos não é tão boa quanto a que elas tinham.

Fonte: M&M Online

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