1.14.2010

Mas minha sobrinha fez um blog em meia hora!

Existe uma resposta que precisa estar na ponta da língua de todo mundo que trabalha com mídias sociais: “Fazer um blog é fácil, minha sobrinha fez um ontem. Por que eu vou pagar para vocês fazerem isso?“, ou então em sua variação “Três semanas para um projeto de blog? Vocês estão loucos?”

A resposta para esta pergunta é um pouco complexa, mas uma rebatida rápida para esquentar a língua: “Bom, se o senhor quer o blog da sua empresa igual ao blog de sua sobrinha, não posso lhe ajudar“.

Aqui estou falando de blogs, mas é possível extender a discussão para os demais canais, como twitter, orkut, e assim por diante. Vou permanecer no blog para simplificar e não me alongar demais.

Blog é ferramenta, não objetivo

Para começo de conversa. Se o seu objetivo é “ter um blog”, basta 5 minutos no wordpress ou no blogger para atingí-lo. Parabéns! Agora, sua empresa não quer ter um blog. Ela quer conversar com o seu público, quer estabelecer um canal de diálogo, quer encontrar novos prospects, quer transformar prospects em leads, quer melhorar a percepção de marca.

Se sua empresa não sabe por que quer ter um blog, não podemos ajudar. Agora, se a sua empresa tem um objetivo, podemos ajudar a atingí-lo. Talvez um blog será utilizado, talvez não.
Layout importa!

Essa é uma regra que vale muito mais para empresas que para pessoas: usar um tema padrão, principalmente se for conhecido, passa a seguinte mensagem para o seu público: “este é um canal que nós não ligamos muito, tanto que não gastamos um único centavo com ele, nem pretendemos dar a devida atenção por aqui“.

Nada como chutar o seu público no tapetinho da porta, não? Ele não precisa ser o blog mais lindo do mundo, mas precisa ter a identidade visual alinhado com a empresa e conteúdo. O layout é a primeira mensagem de “venha ver o que estou oferecendo” que um blog pode passar.

O padrão-basicão fica como escritório alugado sem identidade visual nenhuma, com cara de “acabamos de mudar, mas vamos sair daqui logo”.
O que vai ter no blog?

Vamos colocar um widget com fotos do flickr! Para quê? Vamos integrar com o twitter da empresa, somos modernos! Para quê? Vamos instalar o script do blogblogs! Para quê? Eu acho que tem que ter também uma foto de todos os diretores. Não, toda a empresa, sorrindo! De novo e pela última vez: Para quê?

Se você não sabe qual a função dos elementos que estarão presentes no blog, há algo errado. Olhe um blog corporativo bem feito e pergunte sobre cada elemento está ali presente. A agência que fez saberá responder, item por item. Neste blog aqui eu posso responder sobre cada coisa. E até o que vai sair fora no novo layout, que ficará pronto em breve.

Projeto editorial? Hã?

Parabéns, se você chegou até aqui, você quer fazer a coisa direito. Um bom blog corporativo deve ter um projeto editorial. Que não é nada mais que um documento que explica qual será a linguagem dos posts, quais temas serão abordados, qual a política de comentários e respostas, frequência de atualizações, e principalmente, orientações ao conteúdo.

Mais do que manter a unidade do trabalho mesmo que se troquem os autores dos posts, é o projeto editorial que liga o contéudo do blog ao seu objetivo. Parece fácil, né? Agora, tente escrever um!

Mas eu preciso MESMO contratar uma agência?

Não. Se você tem tempo para estudar bem o mercado, o mundo das mídias sociais, o que o seu público fala da sua marca na internet, onde está esse público, por que tipo de conteúdo e interação ele se interessa, você vai bem.

Se você lê o Peixe Fresco e mais meia dúzia de blogs sobre o assunto, se você passa boa parte do seu tempo lendo blogs, no twitter, orkut, se você testa quase todo site e plataforma que aparece por aí, você não precisa mesmo contratar uma agência. Aliás, se você faz tudo isso que, eu acho que você trabalha em uma!

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