1.14.2010

Twitter for business!!!

Neste post pretendo explicar o que é esse tal de twitter que as pessoas falam tanto. Não falam? Nunca ouviu falar? É difícil saber o que as pessoas lá fora comentam quando você vive mergulhado em uma realidade social media. Além disso, também quero dar algumas idéias de como usar o trem nos negócios.

Antes de mais nada, o twitter é um site. Ele também é uma rede social, mais uma forma das pessoas se comunicarem. Alguns definem o tal como “microblog”, mas não acho que a definição seja correta. Os propósitos e perfis são diferentes, nem tudo que você manda para a internet é post.

Twitter 101

O twitter funciona assim: depois de fazer um cadastro no site, você tem um campo para responder “o que você está fazendo”. Mas os usuários vão além e colocam online argumentos, considerações, pensamentos, perguntas e o que vier à mente. Isso em 140 caracteres, nada mais. Essa limitação é a principal característica do serviço: mensagens rápidas, curtas, e antes de mais nada, efêmeras.

Bom, eu mando mensagem, e aí? Como eu disse, ele é uma rede social. Eu tenho perfil no twitter, as pessoas podem me “seguir”. Quem me seguir recebe na sua página inicial todas as mensagens que eu mandar. Eu também sigo algumas pessoas, então eu recebo as mensagens que elas mandam. Existe também uma forma de diálogo mais direta, mandando mensagens para @nomedousuário.

Entendi como funciona o sistema. Mas pra que serve?

Ele é uma rede social, não? Então ele serve para manter contato e conversar com as pessoas. Só isso? Só. Precisa mais? Então aqui vai um dos melhores vídeos que explicam o serviço: Twitter in Plain English.

As pessoas enviam e recebem mensagens ao mesmo tempo e a esmo. Eu prefiro a definição do Fugita: conversa de bar, com Instant-Messenger, com microblog.

Quando você entra no twitter, ele não tem graça nenhuma. É só um monte de gente falando sobre várias coisas aletórias, que não interessam a ninguém. Mas como em um bar lotado, tem um monte de gente falando um monte de besteira. A coisa fica divertida depois que você começa a beber pra valer interagir com as pessoas, dialogar. Seguir e ser seguido. Não precisa virar pastor, uma pequena comunidade ao seu redor já começa a dar algum sabor. O pessoal lá do meu trabalho está entrando no twitter aos poucos. E vão entrando primeiro na conversa com os colegas de trabalho.

As possibilidades do twitter são diversas, e há inúmeros artigos que falam de tudo sobre o assunto. Esse é só um post inicial, mergulhar o pezinho, não cair de cabeça. A propósito, se alguém quiser me adicionar no twitter, o link é este aqui e o twitter da Ldois é esse!

Você disse que esse treco serve pra negócios?

Como meu diretor adora dizer: o mundo é feito de pessoas. Então, se você vai fazer comunicação corporativa, de uma forma ou de outra você vai acabar falando P2P (Pessoa para pessoa). Peraê não é exatamente isso que ele diz… Enfim, vocês entenderam.

Importante: O twitter é feito para as pessoas se comunicarem. E não para empresas fazerem divulgação de coisa nenhuma. Entenderam a diferença? Então releia, respire fundo, e releia. Absorveu agora?

Isso não significa que ele não possa ser usado para negócios. Basta que as mensagens lá estabeleçam um diálogo com as pessoas. Divulgar coisa ou outra pode. Principalmente porque no twitter segue quem quer. Mas uma estratégia de comunicação muito mais interessante é abrir mais um canal de comunicação. Abaixo eu listo algumas idéias sobre o quê uma empresa pode fazer no twitter. Essa lista é pequena comparada com a do Chris Brogan (leitura obrigatória), mas é mais voltada à minha realidade (e tempo para escrever este post).

Endomarketing

  • Parabenize os aniversariantes do dia.
  • Parabenize os colaboradores por bons resultados.
  • Comemore atingimento de metas ou milestones.
  • Estimule comentários sobre o happy hour ou festa da empresa.
  • Crie “teasers” com informações sobre eventos internos que acontecerão.
  • Comente sobre fatos relevantes à empresa.

Relacionamento

  • Pergunte a opinião sobre produto / evento.
  • Divulgue eventos externos.
  • Divulgue informações relevantes para o seu mercado. (Não necessariamente sobre a sua empresa).
  • Promova o bom trabalho de outros também! (Parceiros, colegas, funcionários, etc.)
  • Dialogue! Responda às perguntas dos outros, e comente sobre o que eles dizem. (Isso é particularmente interessante se os outros estão comentando sobre o seu mercado ou sobre assuntos que dizem respeito à sua empresa.)
  • Chame a atenção para certos fatos interessantes ou relevantes do dia a dia da empresa.
  • Facilite o trabalho do RH. Mostre como a sua empresa é a mais legal do mercado, e que mais valoriza seus funcionários.

Enfim, não existe regra fixa sobre o assunto, cada empresa tem um perfil, cada uma teria que encontrar seu próprio caminho. Embora seja uma rede social, voltada para o diálogo entre as pessoas, é uma rede de “opt-in e opt-out”, ou seja: cada um recebe o que quer. E deixa de receber na hora que quiser.

Fonte: Peixe Fresco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ldois Comunicação"

Rua Ernani Braga, 151, Madalena, Recife - PE

Fone: (81) 4141.3284 9916.7359

contato@ldoisconsultoria.com